Central de Serviços

O sistema de ordens de serviço adotado pela equipe de Webmaster e disponibilizado à comunidade UFU desde 09/08/2010 foi expandido para outros setores do CTI e, denominado a partir de agora “Sistema de Ordens de Serviço”. Para acessá-lo basta clicar no botão “Solicitar Serviço”, no lado esquerdo desta página.

No sistema de ordens de serviço a comunidade da UFU poderá solicitar atendimento aos seguintes serviços/problemas pelo setor de Websites:

  • Moodle (Graduação)

- Cadastrar disciplina: O cadastro da disciplina pode ser realizado através do formulário de preenchimento do Moodle ou pela ordem de serviço.

- Incluir docente em curso: A inclusão de docente no moodle já é realizada automaticamente quando o docente solicita o cadastro da disciplina. No entanto, caso queira inserir mais de um docente para gerenciar a disciplina pode-se comentar na solicitação de cadastro da disciplina ou então solicitar via ordem de serviço - Recuperar Senha: A recuperação de senha pode ser realizada no Moodle ou através da ordem de serviço informando o nome completo ou e-mail cadastrado.

  • Sites desenvolvidos pelo CTI

- Criação de Páginas Web de Unidades Acadêmicas, Pós-graduação, Grupos de Pesquisa, Eventos, PET e Empresa Júnior. OBS: É necessário enviar um Memorando Interno assinado pelo Diretor da Unidade Acadêmica solicitante, informando o tipo de página Web, dados do Docente ou Técnico Administrativo responsável pela página.

- Atualização de conteúdo em páginas da UFU: A atualização dos dados em páginas da UFU é realizada quando o usuário não tem permissão de atualização. Geralmente é ministrado um treinamento para os docentes e técnicos responsáveis por cada página.

- Alteração na estrutura das páginas: para grandes alterações estruturais em páginas da UFU é necessário solicitação via Memorando Interno. Pequenas alterações podem ser realizadas mediante ordem de serviço.


  • Hospedagem de sites não desenvolvidos pelo CTI em servidores da UFU: Esta demanda requer a solicitação via Memorando Interno.

  • Criação de instâncias de Bancos de Dados (MySQL e Postgree) em servidores da UFU: Esta demanda requer a solicitação via Memorando Interno.



Esclarecimentos sobre Divulgação de Notícias e Eventos:

Para melhor atender às solicitações de divulgação de notícias e eventos, tanto da UFU quanto da comunidade em geral, a partir de 14/06/2013 estas solicitações serão redirecionadas para a equipe de jornalistas e técnicos da Diretoria de Comunicação Social - DIRCO - que, assessorada pelo CTI/UFU, atenderá às demandas. Essas demandas deverão ser solicitadas via site da DIRCO por meio de formulários próprios:


Solicitar divulgação de Comunicado ou Notícia


Solicitar divulgação de Evento

  • Solicitação de Novos Sistemas

A solicitação de desenvolvimento de novos sistemas deve ser formalizada através de Memorando Interno (MI) do Diretor da Unidade solicitante ao Diretor do CTI, contendo:

- identificação e resumo da nova demanda;

- justificativa;

- resultados a serem alcançados;

- alinhamento estratégico: descrição do alinhamento da demanda com os instrumentos de planejamento institucional, informando o item do PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e/ou PIDE (Plano Interno de Desenvolvimento e Expansão) ao qual esta demanda está alinhada;

- informação se existe ou não equipe de TI no setor solicitante.

A solicitação será analisada por uma comissão de avaliação preliminar de novos sistemas. Caso a demanda seja aprovada, ela será incluída na fila de serviços para  execução.

  • Manutenção nos Sistemas       

         - Correção de bugs

         - Novas Funcionalidades

         - Novos Relatórios

A solicitação de manutenção nos sitemas pode ser realizada por servidores autorizados pelos órgãos responsáveis pelos serviços oferecidos, diretamente aos Analistas de Tecnologia da Informação responsáveis por cada sistema, exceto nos casos onde já foi implantado o "Sistema de Solicitação de Ordens de Serviço".

A solicitação de novas funcionalidades e relatórios será analisada por uma comissão de avaliação preliminar. Caso a demanda seja aprovada, ela será incluída na fila de serviços para execução. 

  • Relação de Sistemas atualmente mantidos pelo CTI
 Órgão UFU responsável pelo sistemaSistema mantido pelo CTI
1PROREHApuração Data Base para progressão por Mérito - Técnico Administrativo
2PROREHAtualização mensal do Banco de Dados do Sistema de Recursos Humanos (SIREH) com os dados da fita espelho do SIAPE
3SISBIBDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (IBICT)
4PROPLADCAD (Controle Armazenamento de Depósito).
5PROGRADCenso (MEC) - carga dos dados, verificação de consistência de dados e apoio ao PI (Pesquisador Institucional)
6PROREHControle de Aposentadoria
7PROREHControle de faltas, afastamentos, licença prêmio
8PROPLADControle de Reprografia 
9PROREHEmissão da Folha de Frequência dos servidores Técnicos Administrativos da UFU.
10PROREHEmissão de relatórios solicitados por usuários da PROREH utilizando dados da fita espelho do SIAPE
11PROEXGuia de Fontes - Sistema de Catálogo de Especialidades
12PROGRADMoodle – Administração do Moodle da Graduação
13CEADOCOMON – Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de informática (Sistema para controle de ordens de serviços) - instanciação e configuração de instância: CEAD
14CTIOCOMON – Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de informática (Sistema para controle de ordens de serviços) - instanciação e configuração de instância: CTI
15ESEBAOCOMON – Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de informática (Sistema para controle de ordens de serviços) - instanciação e configuração de instância: ESEBA
16PREFEOCOMON – Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de informática (Sistema para controle de ordens de serviços) - instanciação e configuração de instância: PREFE
17PROGRADOCOMON – Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de informática (Sistema para controle de ordens de serviços) - instanciação e configuração de instância: PROGRAD
18Unidades Acadêmicas e Administrativas Páginas Web das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFU 
19PROPPPáginas Web dos Programas de Pós-Graduação
20PROGRADPingIFES (MEC/SESU) – carga dos dados, verificação de consistência de dados e apoio ao PI (Pesquisador Institucional)
21PROGRADPortal do Aluno – UFU.
22PROGRADPortal do Docente – UFU.
23PROGRADProcessamento de matrícula – UFU
24FACULDADE EDUCAÇÃO FÍSICAPRONIAFS (Sistema de controle de alunos do NIAFS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde).
25SISBIRI – Repositório Institucional – DSPACE (IBICT) 
26PROPLADRotina de Depreciação de Bens Patrimoniais
27PROREHRotina de Provimento dos TA (Técnicos Administrativos)
28PROREHRotina de Readaptação
29Unidades Acadêmicas SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT)
30PROGRADSG (Sistema de Gestão-UFU) – Módulo Ficha de Disciplinas
31PROPLADSG (Sistema de Gestão-UFU) – Módulo Frota
32UFUSG (Sistema de Gestão-UFU) – Módulo Identidade Institucional 
33UFUSG (Sistema de Gestão-UFU) – Módulo Infraestrutura 
34PROEXSG (Sistema de Gestão-UFU) – Módulo RU (Restaurante Universitário)
35PROEXSIAE - Sistema de Assuntos Estudantis
36UFUSIE - Módulo Administração do Sistema
37PROPLADSIE - Módulo Administração Orçamentária e Finaceira
38PROGRADSIE - Módulo Educação
39UFUSIE - Módulo Planilha de Cálculo
40UFUSIE - Módulo Protocolo
41PROREHSIE - Módulo Recursos Humanos (apenas cadastro de funcionários)
42PROPLADSIE - Módulo Serviços Gerais
43PROEXSIEX - Sistema de Extensão
44SISBISIGAMI – Sistema de Gerenciamento e Aquisição de Material Informacional
45PROREHSistema de Avaliação de Desempenho (Técnico Administrativo)
46PROREHSistema de Avaliação de Estágio Probatório.
47PROGRADSistema de Avaliação Docente
48UFUSistema de cálculo de processos (Procuradoria)
49UFUSistema de Controle de Processos (Setor de Protocolo)
50PROPLADSistema de Patrimônio (Controle Patrimonial)
51PROPLADSistema de Serviços Prestados
52PROPLADSME - Sistema de Manutenção em Equipamentos
53PROPLADSTP - Sistema de Transferência Patrimonial
54PROPLADSUR - Sistema Único de Requisição de Diárias e Passagens
55UFUTDD – Tramitação de Documentos (Procuradoria)
56PREFETTD – Tramitação de Documentos (Divisão de Gráfica)
57SISBIVIRTUA - IPORTAL - Interface WEB para consulta/ reserva/empréstimo do acervo da SISBI
58SISBIVIRTUA - Sistema de catalogação e controle de empréstimo do acervo da SISBI