E-mail

A Universidade Federal de Uberlândia, através do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), disponibiliza a toda comunidade universitária o serviço de correio eletrônico institucional, que pode ser acessado diretamente pelo navegador no nosso webmail (www.mail.ufu.br) ou por um cliente de e-mail devidamente configurado (POP e SMTP), ficando sob total responsabilidade do usuário cadastrado no nosso sistema de e-mail, quanto ao conteúdo, o controle de cota e o uso indevido do serviço.


Criação de correio eletrônico institucional

A solicitação de criação de correio eletrônico institucional para servidor-UFU com matrícula SIAPE (técnico-administrativo e professor) e repartições diversas deverá ser formalizada através de uma Ordem de Serviço que deverá ser aberta neste sítio eletrônico: http://www.cti.ufu.br/. Clicar sobre “Solicitar Serviço”. Para abrir uma Ordem de Serviço, é necessário se cadastrar no Sistema de Ordens de Serviços. Para isso, em “Sistema de Ordens de Serviços”, clicar sobre “Orientações de acesso” e seguir as orientações de praxe. Após a realização do cadastro, em “Sistema de Ordens de Serviços”, digitar o E-mail UFU e Senha do E-mail; Clicar sobre “Entrar”. À esquerda, clicar sobre “Abrir chamado”. Em “Área Responsável:”, selecione a área compatível à sua unidade institucional. Em “Problema:”, selecione o problema: “Solicitar criação de correio eletrônico institucional.” Leia as instruções 1, 2, 3, 4, 5, 6 referentes à criação de correio eletrônico institucional. No campo “Descrição do problema:”, favor informar: Nome do setor, Bloco/Sala, Campus, Patrimônio do equipamento, nomes para contato, número de pelo menos dois ramais e número de celular. Preencher as suas informações INSTITUCIONAIS em todos os campos da ocorrência em foco.

Observação final: Lembramos que A "Ficha para cadastro de correio eletrônico institucional" encontra-se disponível no seguinte endereço: "www.cti.ufu.br". Na aba “Atendimento Técnico”, clicar sobre E-mail. Em “Criação de correio eletrônico”, clicar sobre (https://www.mail.ufu.br/email_servidores.php). Se porventura não conseguir abri-la, utilize outro navegador, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox. Preenchê-la, clicar sobre a opção "Imprimir".  A seguir, essa ficha deverá ter o CARIMBO E A ASSINATURA DO DIRETOR DE SUA UNIDADE INSTITUCIONAL. Posteriormente, deverá ser digitalizada (escaneada) e anexada à sua Ordem de Serviço, através da opção "Anexar arquivo: Selecionar arquivo", que se encontra ao final da tela de sua Ordem de Serviço.
 


Cancelamento de correio eletrônico institucional

O cancelamento de e-mail ocorrerá em situações de: mudança de setor, alteração de E-mail, exoneração e/ou afastamento definitivo da Instituição, já possuir um E-mail e a necessidade de criação de um novo. Observação: Cada técnico, professor e aluno têm direito a apenas UM e-mail institucional. A solicitação de cancelamento de correio eletrônico institucional deverá ser formalizada através de uma Ordem de Serviço que deverá ser aberta neste sítio eletrônico: “http://www.cti.ufu.br”. Clicar sobre “Solicitar Serviço”. Em “Sistema de Ordens de Serviços”, digitar o E-mail UFU e Senha. Clicar sobre “Entrar”. Clicar sobre “Abrir chamado”. Em “Área Responsável:”, selecione a área de sua unidade institucional. Em “Problema:”, selecione o problema: “Solicitar exclusão de correio eletrônico institucional.”. FAVOR LER OS ITENS 1, 2, 3, 4 referentes à solicitação de exclusão de correio eletrônico institucional, principalmente o que se refere à leitura e/ou backup das mensagens eletrônicas contidas em nossos servidores. Rolar a tela e preencher as informações INSTITUCIONAIS em todos os campos da ocorrência em foco. Ao contrário de Solicitação de criação de e-mail, o cancelamento do mesmo poderá partir tanto do Diretor da unidade como do próprio servidor ao qual pertence o E-mail.
Observação final: Para o cancelamento de qualquer correio eletrônico institucional, o usuário deverá imprimir e preencher o documento "Ficha de exclusão de correio eletrônico institucional", que se encontra disponível no seguinte endereço: “https://www.pnm.dr.ufu.br/Exclusao_email.pdf“. Na circunstância de que o servidor tenha mudado de setor ou falecido, quem pode autorizar o cancelamento do correio eletrônico institucional é o Diretor da unidade Institucional. Portanto, a ficha de cancelamento de E-mail deverá ser preenchida, assinada, carimbada, digitalizada (escaneada) e anexada à Ordem de Serviço, autorizando o CTI a excluir este e-mail e todas as mensagens desse contidas no nosso servidor de correio eletrônico. Dessa maneira, é TOTAL RESPONSABILIDADE da unidade informar ao servidor ou aos familiares e/ou responsáveis desse servidor sobre essa solicitação, além de se tornar responsável penal e judicialmente por essa decisão, ficando o Centro de Tecnologia da Informação isento de quaisquer responsabilidades jurídicas e/ou processuais sobre tal questão.
O cancelamento de E-mail de alunos ficará a critério da Instituição logo após a sua formatura ou afastamento da mesma.
 


Alteração de correio eletrônico institucional

Se o servidor já possuir um correio eletrônico institucional e por diversas circunstâncias precisa alterar seu E-mail institucional, antes de tudo deverá formalizar o pedido de cancelamento do correio eletrônico institucional atual. Basta seguir as instruções contidas em “Cancelamento de correio eletrônico institucional” acima. O servidor deverá fazer o backup de todos os seus E-mails e do cadastro de endereços eletrônicos (Address book). Lembramos que essa atribuição é de responsabilidade única e exclusiva do usuário. Em seguida, deverá solicitar ao Diretor de sua unidade institucional o pedido de criação de correio eletrônico institucional. Para maiores informações, favor ler as instruções existentes em “Criação de correio eletrônico institucional” acima.


Configuração e manutenção de correio eletrônico institucional

O CTI oferece um serviço de suporte técnico presencial e por telefone para ajuda na manutenção e/ou configuração de clientes de e-mail, que se limita a programas Open Source/FREE (Thunderbird, Outlook Express, etc.) ou devidamente licenciados (Microsoft Outlook). Para qualquer problema ou dificuldade em utilizar o correio eletrônico institucional, o usuário poderá entrar em contato com o nosso atendimento pelos ramais 4303 (Suporte Campus Santa Mônica) ou 2041 (Suporte Campus Umuarama) ou formalizar uma solicitação através da abertura de um chamado (Ordem de Serviço), que deverá ser aberta neste sítio eletrônico: “http://www.cti.ufu.br”. Clicar sobre “Solicitar Serviço”. Em “Sistema de Ordens de Serviços”, digitar o E-mail UFU e Senha. Clicar sobre “Entrar”. Clicar sobre “ Abrir chamado”. Em “Área Responsável:”, selecione a área de sua unidade institucional. Em “Problema:”, marque a seguinte opção: “Configuração/Manutenção em E-Mail UFU” e preencha todas as informações solicitadas. O atendimento à sua ordem de serviço será realizado obedecendo-se à ordem cronológica de abertura da ocorrência.
OBS: Caso tenha se esquecido da senha de seu E-mail, o usuário deverá vir PESSOALMENTE ao CTI-Centro de Tecnologia da Informação, Campus Santa Mônica, Bloco 1J - Sala 1J207 ou Sala 1J216, com os documentos pessoais e institucionais (servidores), pessoais e acadêmicos (discentes) a fim de que possamos realizar a alteração.  Por questões de segurança, NÃO fazemos alterações de senhas nem por telefone, nem por E-mail e nem por O.S..

No link “https://www.os.cti.ufu.br/tutorial_usuario_ocomon.pdf", o usuário poderá ter acesso ao tutorial do Sistema de Ordens de Serviços do CTI, com as instruções de solicitações de serviços (O.S.).
No link "https://www.os.cti.ufu.br/ocomon/geral/orientacoes.html", estão disponíveis as orientações preliminares para o cadastro de seu E-mail institucional no novo Sistema de Ordens de Serviço.