CAFe

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Conheça a Federação CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.  

 

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP).

 

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

 

A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.

 

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação. Saiba mais acessando o site da RNP.

 

Parceria UFU e Rede Nacional de Pesquisa (RNP)

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.  Desde 2002, é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).


Além da adesão a CAFe, são resultados da parceria entre UFU e RNP:


Serviços Federados

Processo de adoção

O processo de adoção CAFe envolve as etapas seguintes:


  • Assinatura do Convênio
  • Definição da Identidade Institucional
  • Projeto da Base de Identidades
  • Integração da Base de Identidades à CAFe
  • Gestão da Mudança  
    • Ampla Comunicação (DIRCO)
    • Ferramentas de apoio

Processo de implantação

O prrocesso de implantação foi dividido em duas fases e envolve, ao todo, cerca de 40.000 indivíduos potencialmente usuários dos serviços da UFU e também daqueles oferecidos pela CAFe.

 

  • Sanidade (Fase I)
    • Atualização cadastral de emails @ufu.br
    • Migração identidades Fase I para a base integrada à CAFe

 

 

  • Sanidade (Fase II)
    • Atualização cadastral de emails @dominios.ufu.br
    • Migração identidades Fase II para a base integrada à CAFe

 

Identidade Digital UFU (ID UFU)

A Identidade, como o próprio termo indica, é o mecanismo através do qual se identifica unicamente um indivíduo.


O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) definiu que a identidade institucional da UFU é o e-mail institucional na forma individuo@ufu.br. Observe que doravante, o endereço de correspondências eletrônicas servirá a dois propósitos. Um dos propósitos, original, servirá para as trocas de mensagens eletrônicas, como havido tradicionalmente. O outro propósito será o de identificar unicamente um indivíduo, passando a ser sua Identidade Institucional para todos os acessos tanto aos serviços da comunidade federada CAFe, quanto aos demais serviços internos da UFU, como por exemplo, o acesso à rede wireless da UFU.


Note-se que para fins da Identidade Institucional da UFU, todos os indivíduos deverão portar um identificador na forma definida pelo CGTI.


Levantamento feito pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) detectou cerca de 40.000 indivíduos potencialmente usuários dos serviços da UFU e também daqueles oferecidos pela CAFe.

Dúvidas e Material de Apoio